• Lu Cardoso

Pequenas mudanças que fazem a diferença

A Ayurveda, como um sistema de saúde e bem estar, nos propõem várias mudanças de hábitos para nos adequarmos ao pulso do universo. Para nosso equilíbrio é necessário que o ritmo natural do nosso organismo seja resgatado.

Estamos tão acostumados a viver num ritmo totalmente inadequado que nossa tendência é achar que esse ritmo é o certo.

Durante a semana acordamos atrasados ao som estridente de um despertador nos chamando. Tomamos banho sem nem mesmo prestar atenção a nosso corpo, escovamos os dentes e vestimos as roupas e sapatos desconfortáveis que nos acompanharão o dia todo. Café da manhã? Nem pensar! Afinal isso é pra quem tem tempo sobrando e nós não temos esse luxo! Na hora do almoço, quando temos tempo pra isso, vamos a um self-service e nos servimos de tudo um pouco, misturando tudo sem critério algum. E assim continuamos nosso ritmo louco de vida achando tudo muito normal. Terminado o dia nos colocamos à frente da TV e, como estamos muito cansados, dormimos com o aparelho ligado.

Chega então o fim de semana! Que alívio! Agora podemos dormir até tarde! Até quem sabe meio-dia, uma da tarde?

Assim segue nossa vida tão normal. De repente começamos a nos sentir estranhos, o intestino não funciona direito, o estômago fica meio enjoado. Dores de cabeça e nas costas. Ficamos nervosos por nada e continuamos a achar que nosso ritmo de vida está normal. Afinal pra todos esses desconfortos existem remédios ótimos nas farmácias.

Até que chega um dia em que pensamos que precisamos mudar algo em nossa vida, afinal até a balança já não está mais normal!

Ai entra a terapia ayurvédica para nos ajudar a entender o que está acontecendo. Ela nos mostra onde está nosso desequilíbrio e propõe mudanças em nossas rotinas diárias a fim de nos resgatar para uma vida plena.

Muitas vezes nossa vida está tão desajustada que as mudanças propostas chegam a ser assustadoras, mas nem tudo está perdido. Se não podemos fazer tudo de uma vez podemos fazer pequenas mudanças no nosso dia a dia.

A primeira coisa que precisamos fazer é começar a prestar atenção em nosso próprio corpo. Quais são suas reais necessidades? Se ele nos pede um chocolate no meio da tarde, o que isso quer dizer? Será que é do chocolate mesmo que precisamos?

Temos de aprender a interpretar nossas reações. A partir daí é que vamos implementando as mudanças.

Muitas coisas nos parecem amargas no começo, mas depois vemos que os resultados são tão bons que valeu a pena. Outras parecem tão doces e prazerosas e que a longo prazo nos trazem grandes perdas.

Acordar cedo, por exemplo, é algo que a princípio nos parece muito penoso, mas, na medida em que vamos adquirindo mais vitalidade com essa prática, vamos incorporando esse hábito.

Cada um de nós tem o dever de se cuidar bem e cabe também a cada um ir fazendo as mudanças que são necessárias para isso. Sem pressa, uma por uma até que nosso equilíbrio se restaura.

Um bom terapeuta ayurvédico pode ajudar no nosso autoconhecimento e a nos orientar quanto à reestruturação das rotinas diárias. Tudo para que nossa vida volte a pulsar num ritmo mais natural e simples como a vida deve ser

10 visualizações

© 2023 por Medicina Alternativa. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook ícone social